Sylvester H. Roper
Pioneiro construtor de automóveis e motocicletas.
Construiu com duas rodas e um motor a vapor
o que muitos
consideram a primeira motocicleta.
Em 2002 foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame.
Em 2002 foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame.
Para os norte-americanos, o inventor da moto foi Sylvester
Howard Roper (1823-1896),
nascido em 24 de novembro de 1823, em Francestown,
New Hampshire,
nordeste dos Estados Unidos, próximo à fronteira com o Canadá.
Filho de um marceneiro, desde cedo Roper se envolveu com
ferramentas e mecânica.
Com apenas 12 anos, ele inventou um pequeno motor estacionário
a vapor e,
dois anos depois, um motor para locomotivas.
Roper projetou e construiu maquinas de costuras, armas
ferramentas,
alarmes contra incêndio, fornos, carruagens e bicicletas movidas a
vapor.
Os negócios progrediram e, em sociedade com o filho Charles,
Sylvester fundou uma fábrica de furadeiras.
Em 1869, um estranho veículo foi desenvolvido pelos Roper.
Era uma bicicleta de madeira, com rodas de madeira
e bandas
de ferro que atuavam como pneus.
O direcionamento era feito por um garfo dianteiro de ferro
abaixo de um guidão reto e punhos de madeira.
As pedaleiras eram conectadas ao garfo dianteiro.
O sistema de propulsão era um cilindro de cada lado do
chassi,
montado sobre molas e conectados por hastes de condução
e manivelas à
roda traseira.
A bomba de d´água de
acionamento manual,
com três níveis de água e um dreno,
ficava acima da
caldeira, ao lado da chaminé.
O abastecimento de água para caldeira
era feito por meio da
abertura existente na parte dianteira do tanque,
que também servia de banco.
A água era fornecida à bomba manual
e à bomba d´água para alimentação
por meio de uma tubulação
existente no fundo do tanque.
Uma fornalha para queima de carvão
e uma caldeira ferviam água
de um reservatório embaixo do banco
para envia-los aos cilindros.
O calor extremo produzia o vapor comprimido que,
aplicado às
hastes e manivelas, gerava o movimento.
1895, numa parceria com a fábrica de bicicletas Pope,
pioneira
em bicicletas para mulheres,
Roper desenvolveu uma versão aperfeiçoada da
bicicleta a vapor,
com mais autonomia, reaproveitando o carvão em um
compartimento fechado,
que, ao mesmo tempo, reduzia o mau cheiro.
1896 Roper decidiu que seu engenho estava pronto
para ser
exibido ao público.
Na pista de corrida de Charles Rivers
(na qual hoje está sediado
o Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT)
desafiou os pilotos de
bicicleta a correr.
Girando na pista com piso de madeira
a uma velocidade média
de 48 km/h, o velhinho Roper,
de 73 anos, era inalcançável.
Ele ficou muito entusiasmado com o rendimento do invento
e resolveu
melhorar sua própria marca.
Na volta seguinte, a frente da bicicleta começou a oscilar
na reta,
Rope perdeu o controle e foi projetado para fora da pista.
O público correu para socorrer o inventor,
que jazia inerte
embaixo do veículo.
Em poucos segundos, confirmou-se a triste notícia.
Rope estava morto!
A tragédia foi notificada pelo jornal Boston Daily Globe,
que ouviu várias testemunhas e adicionou uma biografia ao falecido.
Um exame posterior apontou que a causa da morte não havia
sido o tombo em si,
mas um ataque cardíaco fulminante.
sensacional!!!
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