sexta-feira, 1 de julho de 2016

Einspur


Gottlieb Daimler

O motor de combustão interna é tido como o ponto de partida para a invenção da motocicleta.
O desenvolvimento desse motor, assim como sua adaptação às duas rodas em linha, 
formando o embrião da motocicleta, é obra de Gottlieb Daimler (1834-1900), 
nascido na pequena cidade de Schorndorf, Alemanha, em 17 de março de 1834.


Frequentando aulas de desenho surgiu sua paixão pela engenharia 
e passou a trabalhar como aprendiz de armeiro.
Entre 1853 e 1857, Daimler terminou seus estudos de engenharia em Stuttgart e, 
graças a uma bolsa de estudos, 
foi para Londres fazer um estágio com célebre engenheiro e inventor.
Cansado da Inglaterra, o irrequieto alemão 
trabalhou numa fábrica de máquinas a vapor em Estrasburgo, na França.
Em Paris, Daimler interessou se pelo motor Lenoir, 
frequentemente utilizado para iluminação de pequenas cidades.
Precursor dos propulsores de combustão, 
alimentado por gás e fagulha de ignição interna, 
o propulsor criado pelo engenheiro belga Jean Joseph Étienne Lenoir (1822 – 1900) 
era uma alternativa mais compacta e eficiente que os motores a vapor.
Nos dez anos em que permaneceu na França, 
e analisando o funcionamento do engenho de Lenoir, 
Daimler se convenceu de que os motores a vapor estavam com os dias contados.




Em 1863, de volta a Alemanha, 
Daimler conseguiu um emprego de inspetor de oficina 
na fábrica de maquinas Bruderhaus, 
na qual viria conhecer Wilhelm Maybach (1846 – 1929).
Daimler entrou e saiu de diversa empresas de engenharia 
até que em 1892 foi contratado como diretor técnico da fábrica de motores Deutz, 
na qual participou do projeto do motor de combustão interna 
desenvolvido por Nikolaus August Otto (1832 – 1891) e Eugen Langen.
Em 1875 era chefe do grupo de trabalho que adaptou o motor atmosférico Otto, 
movido a diesel, para consumo de gasolina.




Em 1881 as estratégias eram muito opostas 
aos pensamentos de Daimler que foi demitido.
Com o dinheiro da indenização, 
ele viajou para Rússia, 
onde estudou tecnologia de combustíveis.
Ao retornar a Alemanha comprou grande propriedade 
e convenceu Maybach a acompanhá-lo em sua nova empreitada, 
o desenvolvimento de motores não estacionários movidos a petróleo.
Depois de muitas tentativas, no final do ano de 1883, 
Daimler e Maybach pediram a patente de um motor de quatro tempos 
que atingia 600 rotações por minutos, fundido em uma fábrica de sinos, 
com cilindros horizontais de bronze, isolamento de calor, 
refrigeração a ar e ignição de tubo incandescente 
não controlado pela rotação do motor.




Otto e a diretoria da Deutz disputam a patente, 
pois essa era uma formulação muito próxima dos produtos que desenvolviam.
A disputa nos tribunais, após longas discussões e acusações, 
decidiu a favor de Gottlieb Daimler.
1884 Daimler e Maybach construíram um novo motor de concepção vertical, 
batizado de Standuhr (relógio de pé), com 462 cc e 1,2 hp de potência, 
com economia de pesos e medidas que o capacitavam a fazer um veículo se movimentar.
Com seu dinheiro chegando ao fim, 
pensou em um veículo de fabricação barata e prática.
O biciclo, veículo batizado de Einspur (uma pista), 
referência às duas rodas em linha montadas em um chassi de madeira (nogueira), 
com rodas de madeira e banda de rodagem de ferro.
A dianteira não tinha angulação de caster, 
o que implicou uma dirigibilidade precária, 
mas afinada com o proposito fundamental da dupla de inventores: 
movimentar o veículo pela força do motor.
A exemplo dos biciclos para crianças, 
a Einspur possuía duas pequenas rodas laterais para manter o equilíbrio, 
pois o banco, no estilo de sela de cavalo 
era tão alto que o condutor não conseguia apoiar os és no chão.
A transmissão, por meio de correia plana para um pinhão, 
na qual havia uma haste, era conectada a uma espécie de coroa em dois tamanhos, 
movimentado por cordões conectados ao guidão.
A tensão das correias gerava a tração e consequentemente o movimento.
Com base nesse veículo com máquina de potência a gasolina ou petróleo, 
Daimler em 28 de agosto de 1885 recebeu a patente DRP 36423.
Na manhã de 10 de novembro de 1885, Paul Daimler (1869 – 1945), 
o filho mais velho de Gottlieb, partiu para três quilômetros de viagem, 
entre as cidades de Connstatt e Unterturkheim, 
a uma velocidade média de 6 km/h.
Paul não foi muito longe, nem andou muito rápido, 
mas tornou-se o primeiro motociclista do planeta.
Os dois tombos que levou pelo caminho e o incêndio no banco, 
devido à proximidade do escapamento, 
da Einspur no final do trajeto também entraram na história.





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