De Dion
Bouton era um francês fabricante de automóveis
e de
vagões que operou de 1883 a 1932.
A empresa foi
fundada pelo Marquês Albert de Dion,
Georges Bouton e Charles Trépardoux.
A empresa foi
formada depois que Dion em 1881 viu um brinquedo,
uma locomotiva na
vitrine de uma loja
e pediu aos fabricantes de brinquedos para construir uma
outra.
Com isso os
engenheiros Bouton e Trépardoux iniciaram os trabalhos
com brinquedos
científicos em uma loja na passagem de Léon,
perto da "Rue de la
Chapelle" em Paris.
Trépardoux há
muito tempo sonhava em construir um carro a vapor,
mas não podia pagar por
seu desejo.
De Dion,
também tinha o mesmo desejo por vapor,
embora sob a forma de locomotivas
ferroviárias,
e com abundância de dinheiro, concordou,
e De
Dion, Bouton et Trépardoux formaram em Paris em 1883
o que tornou-se o de
Dion Bouton empresa automobilística.
Conhecidos
pela sua qualidade, confiabilidade e durabilidade
foi a maior fabricante de
automóveis do mundo.
O triciclo
De Dion Bouton foi o maior sucesso de veículos automóveis
na
Europa desde 1897 até o início do século 20.
Com cerca de
15.000 cópias vendidas,
a Dion Bouton com seu triciclo marcou o primeiro avanço
para a distribuição de veículos.
Em
particular, a rápida execução do motor.
A Dion Bouton
definiu os novos padrões para motores veiculares
e é considerado como
o precursor de todos os motores de motocicleta.
O primeiro
projeto foi a produção de caldeiras a vapor,
em seguida, um triciclo movido a
vapor com bastante sucesso desde 1887,
que já deveria ter alcançado uma
velocidade de 65 km / h.
Trépardoux,
que desejava continuar o desenvolvimento de motores a vapor,
se desligou da
empresa em 1893.
De Dion
Bouton optou pelo desenvolvimento de motores a gasolina
depois de terem visto
os motores da Daimler na Exposição de Paris de 1889.
Em 1895, o
primeiro motor de quatro tempos estava pronto para produção.
Com 138 cc,
motor monocilíndrico,
com um carburador de superfície produzindo 0,5 HP a uma
velocidade de 1500 rpm,
uma notável e alta velocidade para a época.
Para efeito
de comparação:
Hildebrand & Wolfmüller atingiu 240 rpm,
a Daimler
Reitwagen o motor funcionou no máximo 750 rpm.
Bouton
descobriu que a ignição foi o obstáculo para velocidades mais altas.
Ele
desenvolveu uma alta tensão do sistema de ignição para o motor com o
disjuntor.
Com uma
bateria seca para a ignição que foi localizada sob o tubo de armação superior,
no caso do triciclo.
A vantagem do
projeto se aos 0-5 graus antes do ponto morto superior
e a abertura
da válvula de admissão.
A cabeça do
cilindro era removível e aparafusada com quatro parafusos no cárter.
O peso do
motor de ferro fundido existente,
incluindo todas as unidades auxiliares
ascendeu a menos de 20 kg.
"Os
benefícios deste motor foram simplicidade e facilidade."
O triciclo De
Dion Bouton entrou em produção em 1897,
pesando pouco menos de 80 kg,
com uma
produção de 1,5 HP a 1.800 rpm de seu motor cc 211,
embora o motor já tivesse
alcançado esses resultados em um triciclo protótipo em 1895.
O triciclo
com largura de faixa de 92 cm foi escolhido,
porque de acordo com Dion Bouton
"uma
bicicleta apareceu muito frágil para este fim."
A unidade foi
conseguida através de um par de engrenagens do motor
diretamente para o eixo
traseiro.
Um
diferencial em relação a diferentes raios de curva.
O preço
relativamente alto de compra elevou-se a 1000 a 1500 marcos de ouro.
O triciclo permaneceu
em produção contínua por quase dez anos.
O último
modelo (1904) aumentou a capacidade e o desempenho do motor
com uma cilindrada
955 cc, produzindo 8 HP a 1.800 rpm.
Em 13 de
abril de 1902, o piloto francês Georges Osmont
obteve um recorde de velocidade
de 109,1 km/h
em Nice com um triciclo de Dion Bouton.
Após o início
da produção em série do motor em 1895,
e com a produção do triciclo em
1897,
inúmeros países fabricantes e construindo motores,
copiaram os triciclos
completos, quer sob licença ou copiado com ligeiras alterações.
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