Edward Joel
Pennington (1858 – 1911) foi um inventor
e promotor de muitos dispositivos
mecânicos,
incluindo aeronaves, motocicletas e automóveis.
Além de
veículos a motor, ele patenteou motores Stirling,
sistemas de ignição, plainas e polias.
Ele muitas
vezes promovia suas invenções com reivindicações grandiosas e espúrias,
que se
tornaria a marca registrada de seus planos empresariais.
Frequentemente
ele recolheu apoio financeiro
para seus empreendimentos comerciais,
mas
raramente (ou nunca) seus investidores
recolhiam quaisquer dividendos de seus
projetos.
Ele foi
considerado por muitos como uma fraude
por causa de suas afirmações não
comprovadas e as práticas empresariais,
mas ele nunca passou algum tempo na
prisão como resultado dessas acusações.
Pennington foi
casado três vezes e morreu em Springfield, Massachusetts
após contrair meningite e
cair na rua.
E. J.
Pennington é provavelmente mais conhecido hoje
por suas motocicletas pioneiras.
Ele às vezes
é creditado por ter inventado a palavra " motocicleta ";
ele
usou o termo pela primeira vez em 1893.
Pennington após
construir,
demonstrou o seu original design da motocicleta,
em Milwaukee em
1895.
Ao não
encontrar quaisquer apoios para a sua ideia,
ele levou suas ideias para a
Inglaterra,
onde ele vendeu as patentes para Harry John Lawson
na
The Great Horseless Carriage Company Limited em 1896
e entrou no conselho
de administração da empresa.
Lawson tinha dois
protótipos construídos, mas nenhum design.
Pennington
fez muitas reivindicações para o design de sua moto,
mas é duvidoso se algum
deles são verdadeiros.
O projeto era
muito primitivo
e alguns jornalistas da época expressaram dúvidas
quanto às
possibilidades de seu invento
e se ela podia mesmo correr.
The Autocar publicou
em junho 1896:
"...
embora no motor sejam necessárias algumas pequenas alterações,
a velocidade
desenvolvida realmente corresponde ao prometido.
Variaram de
trinta a quarenta milhas por hora ".
Uma das características
notáveis foi
que as manivelas do motor estavam conectadas diretamente ao eixo
traseiro.
Os cilindros
não tinham aletas de refrigeração
e Pennington fez uso de pneus,
uma invenção
ele também é muitas vezes é creditado a ele.
Depois que
seus planos de motocicleta não deram em nada,
Pennington trabalhando em
conjunto com Lawson
projetou um carro que batizou com seu próprio nome.
Embora os
pagamentos tenham sido efetivados
nas encomendas deste projeto,
não foi
encontrado nenhum registro que tenham sido entregues.
Jornalistas
especularam que o carro tinha uma falha no design,
e o The Horseless Age
sarcasticamente publicou que:
"... o carro Pennington, que não é um carro,
uma vez que não carrega ninguém,
é algo que mesmo assim tem de ser feito
...".
Com isso a
notícia foi parcialmente responsável
pela má impressão sobre o automóvel em
geral,
e a tentativa de Lawson em distribuir o motor na Inglaterra.
Um único exemplar
sobrevivente deste projeto
é preservado pela National Motor Museum em Beaulieu,
Hampshire, Inglaterra.
Pennington
voltou para os EUA e tentou promover mais alguns “esquemas”,
entre eles o de como
recolher dinheiro que ele pensava que as pessoas lhe deviam
por suas patentes.
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