A Holden (1897-1902)
foi a primeira motocicleta com motor de quatro cilindros.
O britânico coronel Sir Henry
Capel Holden,
nasceu em 23 de janeiro de 1856, em Cheltenham, e viveu até
20 de março de 1937.
Reconhecido desde
1896 pela construção de motores refrigerados a ar.
As primeiras
patentes são de 1896 e 1897.
Seus primeiros
protótipos foram juntamente com o Cycle Company Crypto,
produzindo em
série, durante o período de 1899-1902,
na empresa Motor Traction Company em Coventry.
O motor de quatro
cilindros Holden era um Tandem,
isto é, dois motores, cada um com dois
cilindros
de dupla longitudinalmente sem cambota e foram justapostos.
Em cada
cilindro corria dois pistões interligados.
No meio de
cada barra de ligação ao parafuso transversal,
a parte traseira de uma ranhura.
As
extremidades dos parafusos foram conectados por hastes longas
com as manivelas
esquerda e à direita do eixo traseiro.
Um carburador
de superfície realizava a mistura,
a ignição foi feita por uma bobina de bateria
e distribuidor.
Quatro fios
criavam uma espécie de "vela de ignição".
O eixo de
comando das válvulas de escape
foi acionado por uma engrenagem oblíqua,
que foi
movida por uma corrente a partir do cubo da roda traseira
e manivelas montadas
na frente.
Os primeiros
modelos de 1897 foram refrigerados a ar,
enquanto os modelos de produção de
1899 tiveram refrigeração líquida.
A Holden foi
elogiada pelos cronistas
devido ao seu “procedimento extremamente agradável".
No entanto, o
desenvolvimento técnico deixava a desejar
quanto a transmissão de potência
direta para a roda traseira.
1901 três Holden
foram mostradas no Stanley Show.
Sua última
aparição foi ao completar o percurso
e rota de Londres para Petersfield
com
velocidade de 170 km/h sem quaisquer problemas.
Em resumo era
uma motocicleta com freios apenas no pneu dianteiro,
motor de quatro tempos, quatro
cilindros refrigerado a água,
válvula de retorno, lubrificação de bomba,
carburador de superfície,
ignição a bateria de bobina com interruptor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário