sexta-feira, 8 de julho de 2016

Holden


A Holden (1897-1902) foi a primeira motocicleta com motor de quatro cilindros.
O britânico coronel Sir Henry Capel Holden, 
nasceu em 23 de janeiro de 1856, em Cheltenham, e viveu até 20 de março de 1937.
Reconhecido desde 1896 pela construção de motores refrigerados a ar. 
As primeiras patentes são de 1896 e 1897.



Seus primeiros protótipos foram juntamente com o Cycle Company Crypto, 
produzindo em série, durante o período de 1899-1902, 
na empresa Motor Traction Company em Coventry.
O motor de quatro cilindros Holden era um Tandem, 
isto é, dois motores, cada um com dois cilindros 
de dupla longitudinalmente sem cambota e foram justapostos. 
Em cada cilindro corria dois pistões interligados. 
No meio de cada barra de ligação ao parafuso transversal, 
a parte traseira de uma ranhura.
As extremidades dos parafusos foram conectados por hastes longas 
com as manivelas esquerda e à direita do eixo traseiro. 
Um carburador de superfície realizava a mistura, 
a ignição foi feita por uma bobina de bateria e distribuidor. 
Quatro fios criavam uma espécie de "vela de ignição". 
O eixo de comando das válvulas de escape 
foi acionado por uma engrenagem oblíqua, 
que foi movida por uma corrente a partir do cubo da roda traseira 
e manivelas montadas na frente. 




Os primeiros modelos de 1897 foram refrigerados a ar, 
enquanto os modelos de produção de 1899 tiveram refrigeração líquida.
A Holden foi elogiada pelos cronistas 
devido ao seu “procedimento extremamente agradável".
No entanto, o desenvolvimento técnico deixava a desejar 
quanto a transmissão de potência direta para a roda traseira.
1901 três Holden foram mostradas no Stanley Show.
Sua última aparição foi ao completar o percurso 
e rota de Londres para Petersfield 
com velocidade de 170 km/h sem quaisquer problemas. 
Em resumo era uma motocicleta com freios apenas no pneu dianteiro, 
motor de quatro tempos, quatro cilindros refrigerado a água, 
válvula de retorno, lubrificação de bomba, carburador de superfície, 
ignição a bateria de bobina com interruptor.

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