Humber é uma marca inglesa de bicicleta.
Thomas Humber fez para si um velocípede, em 1868.
A partir desse momento, ele construiu um negócio substancial
na fabricação de triciclos e bicicletas
e ao mesmo tempo melhorou continuamente
a sua construção e concepção.
Seus produtos foram tão bem feitos
e bem desenhados que eram
conhecidos como "the aristocrat among bicycles”.
(Aristocrata)
Embora Thomas Humber tenha se aposentado do negócio de ciclo
em 1892,
passou os seus produtos com a sua marca para outros,
ele permaneceu
com reconhecimento de alto valor
e qualidade por mais de noventa anos.
Humber Limited foi um pioneiro britânico
na
fabricação de motocicleta e as produziu de 1896-1905 e
1909-1930.
Em 1884 fez o primeiro quadro diamante.
Humber produziu a primeira motocicleta na Grã-Bretanha,
combinando uma das suas bicicletas Humber
com um motor EJ Pennington de
dois cavalos de potência em 1896.
1896 A empresa começou a experimentar com máquinas
acionadas,
trabalhando com o empresário Harry Lawson,
que tinha os direitos
para construir com o motor De Dion, em Coventry.
Mostrando motociclos equipados com os motores Kane
Pennington
e duas bicicletas de segurança montadas
com motores de dois
cilindros presos a parte traseira
no 1896 International Horseless Carriage
Exhibition.
Em 1898 Lawson também teve os direitos
de fabricação do
triciclo De Dion triciclo.
1898 a empresa construiu um conjunto de potência,
impulsionado por um motor elétrico alimentado por bateria.
Embora sua vida foi curta, ele provou ser útil em pistas de
corrida,
onde ele foi usado para estimulação de ciclistas.
Bicicleta de senhoras, modificadas para transportar
um motor
por trás do tubo de selim, também foram produzidos,
juntamente com uma conhecida
como Olympia Tandem .
Este baseou-se no desenho da Pennington,
com o motor
pendurado por detrás da roda traseira.
Nenhum dos modelos acima referidos foram produzidos para
além 1899.
1902 Humber tornou-se um sério concorrente
no domínio do
transporte motorizado e dois modelos foram produzidos.
Ambos foram muito bem sucedidos
e provou o seu merecimento
em shows e em ensaios.
Um menor for utilizado com motor de 1,5 hp
pendurado no
baixo tubo com acionamento por correia,
o outro modelo de 2 hp foi feito sob
licença da Phelon e Moore,
por isso teve o motor equipado como o baixo tubo no quadro.
Estes modelos foram os que correram na competição
por
pilotos de trabalho JF Crundall e Bert Yates.
1903 os sucessos dos dois modelos anteriores
conduziram para
o desenvolvimento de novas máquinas.
Todos tiveram transmissão por corrente
e composta de 1,75 hp
e 2,75 cv solos,
um Tricar 2,75 cv com frente única, e o Olympia Tandem forecar.
Todos foram listados em duas formas,
o "Beeston” ou o
mais barato “Coventry”,
como era a prática da bicicleta de Humber.
1904 O triciclo foi abandonado,
o menor modelo a ser
fabricado foi de 2 hp
e o Olympia foi equipado com um motor
refrigerado a água de 3,5 hp.
Em 1905 a maioria dos esforços estavam indo
para a produção
de carros Humber,
assim as motocicletas foram temporariamente descartadas.
De forma convencional em 1909 o nome retornou
com apenas um
modelo de 3.5 hp,
com acionamento por correia
e a opção de um cubo traseiro de
duas velocidades.
Uma adição incomum era um silenciador,
que fazia parte do
tubo inferior do quadro
e saltava do garfo com lâminas
que girava sobre um
rolamento da coroa menor e contra molas.
1910 silenciadores normais e garfos Druid fizeram
um retorno
e a empresa adicionou um novo modelo de 2 hp
em ambas as variações
leves e um modelo feminino também entrou no TT.
Humbers no primeiro evento da Isle of Man TT Júnior em 1911
conseguiu
impulsionar suas vendas de motocicletas.
Em 1911 a Humber produziu um novo modelo marcante 2.75
V-twin de 339cc.
O motor era incomum por ter uma biela mestre em uma segunda
haste articulada.
A Bosch magneto foi a engrenagem acionada
e fixada
à parte de trás do cárter,
o carburador B e B, e garfos Druid.
Foi considerado uma vitória o acabamento
e o desempenho
particularmente bom em sua estreia no modelo TT
1912 O modelo 3.5hp foi revisto e a 2 / 75hp e a V-twin
introduzida,
enquanto a máquina de 2 hp corria bem.
1913 apareceu um design incomum com um motor
de três
cilindros horizontalmente opostos,
um cilindro 373 cc em posição para a frente
e os outros dois de cilindros de 185cc,
com uma câmara de combustão comum,
enfrentado a ré.
O cárter foi formado para levar duas hastes traseiras em ambos
os lados,
na frente havia um grande volante externo
e o magneto foi colocado em
cima do cárter.
Este motor muito estranho dirigia um tipo de carro
com caixa
de câmbio de três marchas pela corrente.
Apenas um pequeno lote deste modelo foi produzido.
Durante a Primeira Guerra Mundial,
fizeram com sidecar
para o esforço de guerra.
1914 continuou com a mesma estratégia durantes os anos
seguintes,
com a adição de uma versão refrigerada a água do modelo de 3,5 hp,
destinada para o trabalho do sidecar.
1915 Apenas o single de 3,5 hp permaneceu em produção
e os 3
hp foram substituídos por um refrigerado a água
e com 6 hp convencional
dirigindo uma caixa de câmbio
de três marchas com corrente.
Em 1916 somente os modelos gêmeos foram construídos,
com o
modelo de 6 hp acompanhado por um modelo de 3.5 hp
refrigerado a ar, também com
três velocidades e transmissão por corrente.
Poucas destas máquinas foram
produzidas.
Depois da Primeira Guerra o duplo 6 hp foi descartado,
enquanto o 3,5-hp-twin juntou-se ao primeiro
e depois foi substituído por uma
versão de 4.5 hp de 601cc.
Vários outros modelos foram produzidos,
modificados ou
eliminados, incluindo um modelo desportivo,
único com um modelo ohv e com 349cc
sv,
e uma versão OHC puro com eixo e unidade de bisel,
magneto traseiro e bomba
de óleo acionada a partir do final da árvore de cames.
Essa tendência continuou até o final da década de 1920.
Em 1923 veio um modelo desportivo leves 2.75 cv
alimentado
por um único motor de válvula lateral do cilindro de 349cc.
Refinado e rápido, o recém-chegado provou ser bom o
suficiente
para garantir Humber o prémio da equipe no ACU (Auto Cycle Union),
e
permanecendo em produção até a Humber deixar a fabricação de motocicletas.
Em 1927, eles anunciaram uma máquina de OHC de 350cc,
mas
não foi bem sucedida.
As vendas limitadas no início da Grande Depressão, em
1929,
puseram fim à sua fabricação com a empresa deixando o motociclismo
para
se concentrar na produção de carros.
Motocicletas Humber foram primeiro construídas
sob licença
para Phelon & Moore
com um único cilindro do motor P & M
e
transmissão chaindrive de duas velocidades.
Disputas sobre pagamentos de royalties e o desejo da P &
M
em fazer suas próprias motocicletas levou ao fim
a construção de determinados
modelos em 1905.
Alguns modelos apareceram mais tarde como a Humber 496 cc,
motores de 596 cc e 746 cc.
Obtiveram sucesso com o modelo de 340 cc two-speed
V
de duas velocidades e um motor Pennington.
Thomas Humber geralmente é lembrado por sua bicicleta
conhecida como "penny-farthing"
e por ter patenteado a “safety
bicycle”,
ou bicicleta segura em 1884, com um quadro em forma de diamantes
e rodas de tamanho similar.
Seu negócio de bicicletas foi vendido a Raleigh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário